Aracaju é um daqueles lugares que apaixonam qualquer visitante, a começar por abrigar uma belíssima orla, considerada por muitos, a mais bonita do Brasil.
Fundada em 1855, é a segunda capital planejada do país (Teresina é a primeira) e possui opções maravilhosas de passeios para todos os gostos.
Além disso, não importa o tempo disponível ou a quantidade de dinheiro que você tenha, com certeza achará o que fazer para se divertir e se deixar encantar por essa bela capital nordestina.
Dentre a infinidade de atrações que Aracaju oferece, destacamos 10:
1- Museu da Gente Sergipana
Vamos começar pela parte histórica da coisa, pois muitos viajantes adoram conhecer a história local dos lugares que visitam. Afinal, uma dose de conhecimento sempre é bem-vinda, não é mesmo? E ainda é gratuita.
O museu conta com vários recursos tecnológicos, nos quais o visitante pode participar ativamente, interagindo com as atrações.
Além do acervo fixo, quase sempre há uma exposição acontecendo na casa.
Endereço: Av. Ivo do Prado, 398 – Centro.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
2- Cânion do Xingó, cenário de novela (Canindé do São Francisco-SE)
Muitos visitantes de Aracaju indicam esse passeio, então vale a pena incluí-lo na lista mesmo não sendo na cidade, por suas características cinematográficas.
Esse é, sem dúvida, um dos passeios mais impressionantes da capital sergipana. Não por acaso, o local foi escolhido como locação para as gravações das novelas Velho Chico e Cordel Encantado.
O cânion foi formado em 1994, com a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, que é um dos braços do rio São Francisco. A inundação deu vida a esse local paradisíaco. Durante o passeio, inclusive é possível mergulhar nas suas águas calmas e refrescantes.
Para fazer o passeio, é aconselhável separar um dia inteiro e consultar alguma agência de viagem para adquirir passagens e se informar dos horários disponíveis. São 3 horas para chegar ao local e 3h na volta, saindo da capital.
3- Mercado Municipal Antônio Franco
Esse mercadão é incrível. Se a intenção for comer bem, conhecendo a culinária local
e comprar lembranças da cidade, esse é o lugar ideal.
Ainda tem muito artesanato e especiarias diversas.
No terraço, há uma vista incrível para o rio Sergipe e bons restaurantes.
Endereço: R. José do Prado Franco, s/n.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 11h30.
4- Passarela do Caranguejo
Já que começamos a falar da gastronomia, é impossível ir a Aracaju sem experimentar a iguaria mais tradicional da cidade, o caranguejo.
Mas apesar do nome, há opções variadas nos diversos restaurantes e bares da passarela; mas não se esqueça, a estrela são os gigantes e apetitosos caranguejos, preparados e servidos de maneiras variadas.
Localização: Orla de Atalaia. Horários variados de acordo com os bares e restaurantes.
5- Orla de Atalaia
Toda capital nordestina possui seu cartão-postal oficial, e Aracaju não foge à regra. E a Orla de Atalaia foi a região eleita para isso. Inclusive é nela que fica nossa atração de número 4, a passarela do caranguejo.
Por toda a Orla, há coisas interessantes a serem vistas e aproveitadas: Arcos da
Atalaia, Monumento aos Formadores de Nacionalidade, Espaço de Convivência Cultural, os lagos e as sombras dos seus coqueiros, Centro Cultural José Inácio, a Feira do Turista e o Oceanário da capital.
Bem, só nesse item listamos quase 10 outras atrações de Aracaju. A Orla é bem completa, possuindo atrações para todas as idades.
6- Crôa do Goré (A bordo de um catamarã)?
Esse é um paraíso que só pode ser visitado embarcando em um dos catamarãs que saem da Orla do pôr do sol; é um banco de areia formado pela maré baixa e com águas calmas e ideais para quem opta por fazer o passeio que também contempla a Ilha dos namorados que possui uma belíssima piscina natural.
7- Parque da Cidade
O parque, oficialmente chamado de Parque José Rolemberg Leite, fica na zona norte da capital e possui, além de uma pequena reserva de mata atlântica, duas atrações aracajuenses: o teleférico e mini zoológico. A entrada no parque é gratuita, contudo, passeio de teférico é pago.
Avenida General Euclides Figueiredo, Bairro Industrial
Horário: De terça a sexta-feira, das 9:00 às 17:30; sábados, domingos e feriados, das 8:30 às 18:00. Teleférico: de terça a domingo, das 9:00 às 17:00; sábados e domingos, das 8:30 às 17:30. Mini zoológico: de terça a domingo, das 9:00 às 17:00.
8- Praia dos artistas
Essa é feita para quem gosta de mar agitado e pegar umas ondas, não à toa, é conhecida como Havaizinho. O mar é muito revolto e não é recomendado para banhistas, mas a orla conta com bons bares e quiosques. É ao lado da praia do atalaia.
9- Orla do pôr do sol
Como o próprio nome diz, é o pôr do sol deslumbrante que fez a fama do lugar, inclusive, como já citamos, é de lá que partem os catamarãs que levam os visitantes até a Croa do Goré.
Na orla do pôr do sol, há bares que servem ótimos drinks, programa ideal enquanto se espera o sol descer e compor a paisagem, e também é muito comum a prática de Stand- up Paddle nas águas calmas do rio Vaza Barris. O degradê de vermelho e laranja é uma das coisas mais lindas no fim de tarde em Aracaju.
10- Calçadão Formosa
Esse é um passeio às margens do rio Sergipe, na avenida Beira Mar. É um passeio para quem busca tranquilidade apenas, vento batendo no rosto, sentar para dar uma relaxada enquanto se descansa dos outros passeios feitos no dia. Também é um ótimo lugar para se ver o pôr do sol, desfrutando do prazer de simplesmente estar em Aracaju, essa maravilhosa capital.
Nosso Site: https://ayoapp.com.br/
Ayo Passageiro:
Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ayo_passageiro
Apple Store – https://apps.apple.com/br/app/ayo/id1493397196
Ayo Motorista:
Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ayo_motorista
Apple Store – https://apps.apple.com/br/app/ayo-taxista/id1493405063