21/03/2021

Itabaiana - A feira e muito mais!

Itabaiana

Itabaiana: a feira e muito mais!

      Itabaiana, cidade de quase 100 mil habitantes a 50 km da capital, Aracaju, possui a maior feira livre do interior do estado.

      A feira acontece duas vezes por semana (às quartas-feiras e aos sábados) atraindo não apenas os moradores em locais, mas também de toda a região. Inclusive, foi esse o motivo de passar a ser realizada duas vezes por semana. Milhares de pessoas são atraídas pela variedade e pelos bons preços dos produtos comercializados, principalmente aos sábados, quando recebe visitantes até da capital do estado.

      A feira exerce forte influência na economia do município e oferece 350 bancas à disposição dos clientes que a frequentam, acontecendo no Largo do Santo Antônio desde 1928; mas surgiu em 1888 quando era realizada ainda sem local fixo. Naquela época, a feira mudava de lugar a depender de quem era o governante da cidade. Ou seja, a mais de um século, Itabaiana se transformou no maior centro comercial da região.

      A cidade ainda é conhecida por ser a capital do caminhão, por ter a maior quantidade desses veículos por número de habitantes. São 9 mil veículos desse porte5 mil registrados na cidade e mais 4 mil que pertencem a outros cidadãos itabaianenses, porém, registrados em outros municípios do Brasil.

      Extrapolando as barreiras do comércio, a feira foi agraciada com o título de patrimônio cultural imaterial de Sergipe desde 2019 pela assembleia legislativa do estado, pois é um evento que preservou, mesmo com o passar dos anos e apesar de todo seu crescimento, suas características originais.

“Aqui tem de tudo um pouco” é o que dizem os feirantes que estão sempre dispostos a atender a clientela para faturarem alto nos dias em que a cidade se aquece pelo movimento em volta do evento.

      O jeito diferente do feirante itabaianense de negociar, cheio de criatividade, traz ares totalmente originais ao evento e já é famoso não só na região, como em todo o estado. O sorriso no rosto faz parte de cada negociação fechada na feira.

Os produtos são os mais variados possíveis. Lembra da frase “Aqui tem de tudo um pouco!”? Algumas iguarias, como a castanha de caju, por exemplo, dependiam de atravessadores até pouco tempo atrás, porém agora os trabalhadores criaram uma Cooperativa e compram direto dos produtores de outros estados, beneficiando o produto em Itabaiana mesmo, em um forno semi-industrial adquirido pela empresa. Esse é um clássico exemplo do potencial econômico do evento e do desenvolvimento econômico que ele traz.

      Para os visitantes, passear pela feira é praticamente uma excursão por um sem número de aromas, cores e sabores do Nordeste, frutas, temperos, legumes, raízes, farináceos, grãos, carnes, peixes e tudo mais que podemos imaginar em gêneros alimentícios são encontrados na feira. Segundo os feirantes, “se não tiver, a gente faz”.

 

Outras atrações da cidade de Itabaiana

Além da impressionante feira, Itabaiana também oferece outras atrações para seus habitantes e visitantes.

 

1. O Parque dos Falcões

Parque dos falções entrada

      Os visitantes têm a oportunidade de ficar bem próximos dessas aves, ficando na memória essa experiência única. 

      O parque é mantido por dois homens que se definem como “sonhadores”, José Percílio e Alexandre Correia. O instituto cuida de mais de 300 aves que são gaviõesfalcõescorujassocós-boipombos, dentre outros. 

      Já conhecido por muitos turistasestudantesbiólogos, e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o Instituto é um dos poucos locais do país com autorização do IBAMA para a criação dessas aves em cativeiro. Com o objetivo de proteger as espécies de aves de rapina que habitam o céu brasileiro, o Parque dos Falcões tornou-se uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento.

      E para ter essa experiência é muito prático e barato também. Essas são as tarifas de acesso:

  • Crianças de 0 a 5 anos: acesso livre

  • Crianças de 6 a 12 anos: R$ 15,00

  • Adultos e crianças a partir dos 13 anos: R$ 25,00

      Todas as visitas ao Parque dos Falcões devem ser previamente agendadas e ocorrem somente às 9h e às 14h, agendando através dos telefones: (79) 99962-8396 | 99665-4905 | 99945-9020.

      Mas se você deseja curtir ainda mais, faça um passeio orientado pelas trilhas da Serra de Itabaiana com suas cachoeiras, poços e paisagens de perder o fôlego. Entre em contato através do telefone (79) 99885-2522. O valor é a combinar de acordo com a quantidade de aventureiros. Vai perder essa oportunidade de sentir de perto a tranquilidade e a beleza da natureza?

 

2. Parque Nacional da Serra de Itabaiana

(Foto: Edson G.)

Essa é a melhor opção da região para quem curte turismo de aventura.

Cachoeiras, grutas, poços e rios atraem milhares de visitantes todos os anos, além das trilhas e o tradicional banho no Poço das moças. São quatro opções de trilhas de acordo com a dificuldade (médio a alto): 

  • Trilha dos carros, do Paredão, do Caldeirão e a da Via Sacra (a mais difícil e procuradas de todas);

  • Cachoeiras Grande e a chamada Três Cachoeiras, uma grande atração do percurso.

O parque dos falcões, citado acima, está nos arredores do parque.

 

3. O Carneiro de ouro

Carneiro de ouro - Itabaiana

Uma lenda famosa da cidade de Itabaiana é a do carneiro de ouro. Como assim Carneio de ouro? A lenda diz que a cada sete anos, quando o sol bate no meio da serra, a serra se abre surgindo um carneiro de ouro vivo. Este carneiro percorre as regiões próximas até se esconder novamente na mesma serra.

Em outra versão, acredita-se que os índios ao saberem que os portugueses estavam próximos à serra, rodando-a, pegaram todo o ouro que tinham e fizeram um carneiro de ouro, o esconderam. Até hoje ninguém conseguiu encontrar esse objeto. 

Dizem que se alguém visitar o parque nacional da Serra de Itabaiana e avistar um carneiro de ouro e conseguir capturá-lo, fica rico.

Baseando-se nessa lenda, os espirituosos moradores da cidade montaram um bloco de carnaval que virou atração na época de festa, fazendo grande sucesso.

Com tantas atrações dar vontade de conhecer um pouco sobre Itabaiana de perto, não é mesmo? E adivinha? Você pode agendar agora mesmo sua viagem, sem se preocupar se haverá vagas disponíveis, e com antecendência. É só baixar o aplicativo Ayo, escolher data e horário e marcar um lembrete no seu calendário. Então, vamos?

Viaje com a Ayo, seu aplicativo Sergipano de Mobilidade Intermunicipal.

Onde será que você desejar viajar hoje? Não importa o destino, vai de Ayo.

Rotas: Aracaju, Lagarto, Estância, Itabaiana, Simão Dias.

Vai lá no nosso Instagram: @Ayo.App

Essa Startup vai longe.

Vamos nessa?

Nosso Site: https://ayoapp.com.br/

Ayo Passageiro: 

Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ayo_passageiro

 Apple Store – https://apps.apple.com/br/app/ayo/id1493397196

Ayo Motorista: 

Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ayo_motorista

 Apple Store – https://apps.apple.com/br/app/ayo-taxista/id1493405063

Links: https://linktr.ee/ayoapp

Iúri Batista Teles

CIO & Founder

Instagram:

https://www.instagram.com/ayo.app/

LinkedIn

https://www.linkedin.com/company/ayoapp

Facebook

https://www.facebook.com/ayoaplicativo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS