30/10/2000

As atrações de Aracaju, a belíssima capital Sergipana.

As atrações de Aracaju, a belíssima capital Sergipana.

 

Aracaju é um daqueles lugares que apaixonam qualquer visitante, a começar por abrigar uma belíssima orla, considerada por muitos, a mais bonita do Brasil.

 

Fundada em 1855, é a segunda capital planejada do país (Teresina é a primeira) e possui opções maravilhosas de passeios para todos os gostos.

 

 Além disso, não importa o tempo disponível ou a quantidade de dinheiro que você tenha, com certeza achará o que fazer para se divertir e se deixar encantar por essa bela capital nordestina.

Dentre a infinidade de atrações que Aracaju oferece, destacamos 10:

Museu da gente sergipana

1- Museu da Gente Sergipana

Vamos começar pela parte histórica da coisa, pois muitos viajantes adoram conhecer a história local dos lugares que visitam. Afinal, uma dose de conhecimento sempre é bem-vinda, não é mesmo? E ainda é gratuita.

O museu conta com vários recursos tecnológicos, nos quais o visitante pode participar ativamente, interagindo com as atrações.

Além do acervo fixo, quase sempre há uma exposição acontecendo na casa.

Endereço: Av. Ivo do Prado, 398 – Centro.

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.

2- Cânion do Xingó, cenário de novela (Canindé do São Francisco-SE)

Muitos visitantes de Aracaju indicam esse passeio, então vale a pena incluí-lo na lista mesmo não sendo na cidade, por suas características cinematográficas.

Esse é, sem dúvida, um dos passeios mais impressionantes da capital sergipana. Não por acaso, o local foi escolhido como locação para as gravações das novelas Velho Chico e Cordel Encantado.

O cânion foi formado em 1994, com a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, que é um dos braços do rio São Francisco. A inundação deu vida a esse local paradisíaco. Durante o passeio, inclusive é possível mergulhar nas suas águas calmas e refrescantes.

Para fazer o passeio, é aconselhável separar um dia inteiro e consultar alguma agência de viagem para adquirir passagens e se informar dos horários disponíveis. São 3 horas para chegar ao local e 3h na volta, saindo da capital.

3- Mercado Municipal Antônio Franco

Esse mercadão é incrível. Se a intenção for comer bem, conhecendo a culinária local

e comprar lembranças da cidade, esse é o lugar ideal.

Ainda tem muito artesanato e especiarias diversas.

No terraço, há uma vista incrível para o rio Sergipe e bons restaurantes.

Endereço: R. José do Prado Franco, s/n.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 11h30.

4- Passarela do Caranguejo

Já que começamos a falar da gastronomia, é impossível ir a Aracaju sem experimentar a iguaria mais tradicional da cidade, o caranguejo.

Mas apesar do nome, há opções variadas nos diversos restaurantes e bares da passarela; mas não se esqueça, a estrela são os gigantes e apetitosos caranguejos, preparados e servidos de maneiras variadas.

Localização: Orla de Atalaia. Horários variados de acordo com os bares e restaurantes.

5- Orla de Atalaia

Toda capital nordestina possui seu cartão-postal oficial, e Aracaju não foge à regra. E a Orla de Atalaia foi a região eleita para isso. Inclusive é nela que fica nossa atração de número 4, a passarela do caranguejo.

Por toda a Orla, há coisas interessantes a serem vistas e aproveitadas: Arcos da

Atalaia, Monumento aos Formadores de Nacionalidade, Espaço de Convivência Cultural, os lagos e as sombras dos seus coqueiros, Centro Cultural José Inácio, a Feira do Turista e o Oceanário da capital.

Bem, só nesse item listamos quase 10 outras atrações de Aracaju. A Orla é bem completa, possuindo atrações para todas as idades.

6- Crôa do Goré (A bordo de um catamarã)?

Esse é um paraíso que só pode ser visitado embarcando em um dos catamarãs que saem da Orla do pôr do sol; é um banco de areia formado pela maré baixa e com águas calmas e ideais para quem opta por fazer o passeio que também contempla a Ilha dos namorados que possui uma belíssima piscina natural.

7- Parque da Cidade

O parque, oficialmente chamado de Parque José Rolemberg Leite, fica na zona norte da capital e possui, além de uma pequena reserva de mata atlântica, duas atrações aracajuenses: o teleférico e mini zoológico. A entrada no parque é gratuita, contudo, passeio de teférico é pago.

Avenida General Euclides Figueiredo, Bairro Industrial

Horário: De terça a sexta-feira, das 9:00 às 17:30; sábados, domingos e feriados, das 8:30 às 18:00. Teleférico: de terça a domingo, das 9:00 às 17:00; sábados e domingos, das 8:30 às 17:30. Mini zoológico: de terça a domingo, das 9:00 às 17:00.

8- Praia dos artistas

Essa é feita para quem gosta de mar agitado e pegar umas ondas, não à toa, é conhecida como Havaizinho. O mar é muito revolto e não é recomendado para banhistas, mas a orla conta com bons bares e quiosques. É ao lado da praia do atalaia.

9- Orla do pôr do sol

Como o próprio nome diz, é o pôr do sol deslumbrante que fez a fama do lugar, inclusive, como já citamos, é de lá que partem os catamarãs que levam os visitantes até a Croa do Goré.

Na orla do pôr do sol, há bares que servem ótimos drinks, programa ideal enquanto se espera o sol descer e compor a paisagem, e também é muito comum a prática de Stand- up Paddle nas águas calmas do rio Vaza Barris. O degradê de vermelho e laranja é uma das coisas mais lindas no fim de tarde em Aracaju.

10- Calçadão Formosa

Esse é um passeio às margens do rio Sergipe, na avenida Beira Mar. É um passeio para quem busca tranquilidade apenas, vento batendo no rosto, sentar para dar uma relaxada enquanto se descansa dos outros passeios feitos no dia. Também é um ótimo lugar para se ver o pôr do sol, desfrutando do prazer de simplesmente estar em Aracaju, essa maravilhosa capital.

Ao mesmo tempo dos 10 passeios selecionados, Aracaju possui muito mais para oferecer, seja de
dia ou de noite, e além disso, o mar sempre está presente e pode-se dar um mergulho a
qualquer momento. Aproveite a sua estadia da melhor maneira possível!

Nosso Site: https://ayoapp.com.br/

Ayo Passageiro:

Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ayo_passageiro

Apple Store – https://apps.apple.com/br/app/ayo/id1493397196

Ayo Motorista:

 Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ayo_motorista

 Apple Store – https://apps.apple.com/br/app/ayo-taxista/id1493405063

ÚLTIMAS NOTÍCIAS